WikiLegal:Portal comunitário

De WikiLegal

Portal comunitário do Wikilegal
Aqui você encontra informações úteis que irão guiá-lo e ajudá-lo a entender, a colaborar, e a saber tudo o que pode e não deve fazer.

Página principalBibliotecaCategoriasPáginas mais acessadasSobre a WikiLegalContato


Sobre o Wikilegal

Quando criei o WikiLegal em 10 de março de 2007, fixei como objetivo reunir, de forma exclusivamente online, de maneira democrática e colaborativa, os diversos pensamentos, experiência e análises dos membros dos Ministérios Públicos do Brasil sobre várias leis e demais atos normativos em vigor. Infelizmente foram pouquíssimos os colegas que se inscreveram. Destes, simplesmente nenhum "tomou coragem" para incluir algum conteúdo nesta fantástica ferramenta. E assim o WikiLegal amargou por mais de 3 anos, recebendo textos escritos exclusivamente por mim. O WikiLegal fascinou e atraiu colegas promotores e procuradores (procuradores de Justiça e procuradores da República), inclusive de outros Estados, advogados e estudantes, mas, como sempre, ninguém se atreveu a escrever, colaborar, incluir conteúdo. Receio? Desconhecimento? Falta de tempo? Decepção? Francamente não sei.

Resolvi então alterar o projeto inicial. A partir de 21 de abril de 2010 - dia de Tiradentes - o WikiLegal deixa de ser uma ferramenta colaborativa (algo que, de fato, nunca foi) e assume uma nova proposta: desse dia em diante, o Wikilegal passa a ser um glossário de termos jurídicos, além de reunir textos e artigos sobre questões voltadas aos diversos ramos do Direito, cujo conteúdo será, sempre e em todos os casos, de minha autoria. O WikiLegal também abriga uma espécie de "livro on line": de fato, estou escrevendo aqui sobre a Lei de Improbidade Administrativa - Lei federal n. 8.429/92 - comentando artigo por artigo, de forma clara, direta e objetiva. Espero que todo o trabalho seja útil aos leitores internautas, atuantes na área jurídica ou não. É permitida a citação e reprodução de qualquer texto ou trecho da obra, desde que se dê o devido crédito, conforme especificado no pé das páginas respectivas.

Atualmente existem 58 artigos trabalhados.

O WikiLegal é uma ferramenta denominada Wiki, significando que qualquer pessoa poderia, em princípio, editar qualquer página imediatamente. No entanto, considerando a nova proposta deste projeto, que é compartilhar o conhecimento amealhado no Ministério Público do Estado de São Paulo, a edição está sendo feita exclusivamente por mim.

Saad Mazloum 04:47, 21 Abril 2010 (BRT) - Promotor de Justiça

Clique aqui para falar comigo.

Siga-me! Também estou no Twitter. Siga-me!.



Participe


  • Veja também

Guia de edição
Guia de edição

Página de treino
Página de treino‎

Ajuda
Ajuda‎

Esplanada
Esplanada

Estilos e Modelos
Estilos e modelos

Biblioteca
Biblioteca

Ferramentas pessoais
Outros projetos